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Desde que iniciamos o trabalho com a #Upgrade pensamos em focar nossos esforços para que atendêssemos pequenos e médios negócios, e obviamente também tivéssemos entre nossos clientes pessoas que estavam começando empreendimentos e micro empresas, ou os chamados empreendedores individuais.

Aconteceu que recentemente a procura por nossos serviços aumentou significativamente, e passamos a ser requisitados cada vez mais por pessoas que estavam a 10, 15 ou mais anos trabalhando em grandes empresas e que, de repente, tiveram a necessidade (muito mais do que o desejo) de iniciar em um caminho como empresários.

Abrir uma empresa, mesmo que seja um negócio individual, que você faz à partir de casa, é sem dúvida um grande projeto pessoal, mas, felizmente, é algo que pode ser alcançado por qualquer pessoa com uma boa ideia, uma forte ética de trabalho e um bom conjunto de recursos.

Pensando nisso, gostaríamos de partilhar com vocês algumas experiências que tivemos ao abrir nossos negócios, tanto os de sucesso como aqueles que não sobreviveram, para que vocês possam iniciar com o pé direito, estruturando do início uma empresa que poderá crescer continuamente e principalmente aumente em muito as chances de sobreviver por longos anos.

Começar um negócio envolve algumas etapas, sendo que aqui vamos falar brevemente de cada uma e depois nos aprofundaremos, uma a uma, de forma que possamos cobrir todos os aspectos; desde criar (ou copiar) um conceito de negócio, escrever um bom plano, entender e controlar finanças e, finalmente, saber fazer um bom marketing, até o lançamento propriamente dito.

Seguindo estes passos, seu empreendimento começa da forma correta e aumentam as chances de ser um negócio de sucesso no futuro.

 

COMEÇANDO PELO BÁSICO

tool DEFINA SEUS OBJETIVOS

Saber o que você deseja da sua empresa é essencial. Seu projeto serve como uma complementação de renda ou no futuro você espera abrir franquias do seu negócio? Saber responder esta pergunta logo no começo é importante. Saiba bem o que quer ao abrir um negócio.

 

symbol ESCOLHA UMA IDEIA

Pode ser um produto que você sempre quis fazer, seu hobby, ou algo que você sinta que as pessoas precisam. Ou até mesmo, algo que elas não saibam ainda que precisam. Responda a pergunta “O que vamos fazer?”. Aprenda aqui como ter ideias para seu negócio novo.

 

fruit CRIE UM NOME/MARCA

Você pode até mesmo fazer isso antes de você ter uma ideia para o negócio, e se o nome é bom, você pode achar sua ideia de negocio começando pelo nome. Conforme seu plano avança, e as coisas começam a tomar forma, o nome perfeito pode vir a você, mas não deixe que a falta de um nome bom empaque seu avanço. Saiba como criar um bom nome e formar a marca da sua empresa.

two DEFINA SUA EQUIPE

Você vai fazer isso sozinho, ou você vai trazer um ou dois amigos de confiança para acompanhá-lo? Isso traz muita sinergia para a mesa conforme as pessoas trocam idéias entre si. Duas pessoas, muitas vezes em conjunto podem criar algo que é maior do que a soma das duas partes separadas. Veja aqui os benefícios e perigos de se associar em um empreendimento.

 

ESCREVENDO UM PLANO DE NEGÓCIOS

arrows (1) CRIAR UM PLANO DE NEGÓCIOS

Um plano de negócios ajuda a definir o que você pensa que você precisa para iniciar o seu negócio, grande ou pequeno. Ele resume o sentido de sua empresa em um único documento. Ele também cria um mapa para os investidores, banqueiros e outras partes interessadas para usar ao determinar como eles podem ajudá-lo melhor e ajudá-los a decidir se o negócio é viável. Seu plano de negócios deve consistir nos elementos referidos nas etapas abaixo. Saiba aqui como fazer um plano de negócios.

 

editing DESCREVA SEU NEGÓCIO

Isso irá descrever como você irá produzir ou entregar seu produto ou serviço e todos os custos.

  • Como é quem vai criar o seu produto? É um serviço que você está oferecendo, ou se é o software de maior complexidade, um produto físico como um brinquedo ou uma torradeira – como ele vai ser feito? Definir o processo, desde o abastecimento de matérias-primas até a montagem e até a conclusão, embalagem, armazenamento e transporte. Você vai precisar de mais pessoas? Haverá sindicatos envolvidos? Todas estas coisas devem ser levadas em conta.
  • Quem vai liderar, e quem vai seguir? Defina sua organização, desde a recepcionista até o CEO, e que parte cada um desempenha na função e finanças. Saiba que estas decisões quando não tomadas logo de cara podem trazer impactos logo à frente. Veja aqui algumas técnicas para escapar de armadilhas no seu negócio.

 

tool (1) DESCREVA SEU PLANO OPERACIONAL

Conhecer a sua estrutura organizacional irá ajudá-lo a planejar seus custos operacionais e afinar quanto capital será necessário para funcionar eficazmente. Como e o que deve ser feito no dia a dia é a pergunta que você deve responder aqui. Aprenda a desenhar um bom plano operacional aqui.

tool (2)  ESCREVA O PLANO DE MARKETING

Seu plano operacional descreve como você irá produzir o seu produto, e seu plano de marketing descreve como você vai vender o seu produto. Quando você cria o seu plano de marketing, tenta responder à questão de como você vai fazer seu produto conhecido para clientes potenciais. Veja aqui cada etapa e como podemos ajudar você nisso.

 

tag CRIE UM MODELO DE PREÇOS

Comece com um modelo de preços. Inicie pesquisando as suas concorrentes. Saiba por quanto eles estão vendendo um produto similar e se  você pode adicionar algo a ele (adicionar valor) para fazer o seu diferente e, portanto, torná-lo um produto mais atraente.  Saiba como pesquisar sua concorrência.

 

money PENSE NAS FINANÇAS

Controle suas finanças. As demonstrações financeiras traduzem o seu marketing e planos operacionais em números – lucros e fluxo de caixa? Eles identificam quanto dinheiro você vai precisar e quanto você pode fazer? Uma vez que esta é a parte mais dinâmica do seu plano, e talvez o mais importante para a estabilidade a longo prazo, você deve atualizar este mês para o primeiro ano, trimestralmente, pelo segundo ano, e depois anualmente depois disso.

 

symbol (1) FAÇA UM RESUMO EXECUTIVO

A primeira parte  que você apresenta de um plano de negócios para pessoas interessadas (sejam possíveis investidores, sócios ou até futuros empregados) é o resumo executivo, mas você o constrói por último. Uma vez que você desenvolveu as outras partes, descreveu o conceito de negócio global, como é que vai ser rentabilizado, quanto financiamento você vai precisar, onde está atualmente, incluindo a sua posição legal, pessoas envolvidas e uma breve história, e tudo o que faz seu negócio parecido com uma proposta vencedora, você o apresenta logo no início de seu documento de Plano de Negócio.

 

food CONSTRUA SEU PRODUTO OU DESENVOLVA SEU SERVIÇO

Depois de ter o negócio todo planejado, financiado, e ter as pessoas que participarão escolhidas. Concentre-se em seu produto ou serviço. Signifique isto obter seu site testado e on line, ou obter matérias prima e essenciais para a fabricação do seus produtos, ou a compra a granel nos mercados atacadistas, o processo de construção é o tempo total gasto para deixar o seu produto pronto para a venda. Durante este tempo, você pode descobrir coisas como:

  • A necessidade de ajustar as ideias. Talvez o produto precisa ser uma cor diferente, textura ou tamanho. Talvez os seus serviços têm de ser mais amplos, mais focados ou mais detalhados.
  • Este é o tempo para corrigir  qualquer imprevisto que surja durante as suas fases de teste e desenvolvimento. Você saberá instintivamente quando algo precisa de ajustes para torná-lo melhor ou para torná-lo menos obsoletos em relação as ofertas de seu concorrente

 

 

GESTÃO DE FINANÇAS

up-arrow GARANTIR CUSTOS DE START UP

A maioria das empresas exigem capital para começar. O dinheiro é normalmente necessária para comprar suprimentos e equipamentos, bem como manter o negócio operacional para o período antes que seu negócio se torna rentável. O primeiro lugar para procurar financiamento é você mesmo. saiba aqui como conseguir investimento para seu negócio começar.

 

line GERENCIAR SEUS CUSTOS DE FUNCIONAMENTO

Mantenha um olhar atento sobre os seus custos de funcionamento e mantê-los em linha com suas projeções. Sempre que você ver algo como desperdícios de energia, custos de telefone, artigos de papelaria, embalagens, faça uma análise e estime  o quanto você realmente precisa, e minimize ou elimine o custo de toda forma possível. Pense de forma equilibrada e modesta logo no início, inclusive alugando itens, em vez de comprá-los e usando planos pré-pagos para os serviços de sua empresa precisa, em vez de se trancar em contratos de longo prazo.

paper TENHA MAIS DO QUE O MÍNIMO

Saiba que você precisa ter mais do que o mínimo necessário para começar. Não adianta saber que você tem os R$ 50.000,00 que seu negócio precisa para iniciar, e no seguindo mês você já terá que negociar atrasos, empréstimos e ficará sem dinheiro. Tenha o suficiente para manter seu negócio por pelo menos 1 ano.

coins  SEJA MÃO FECHADA

Saiba manter a compra de equipamentos de escritório e despesas ao mínimo durante o início e a fase de start up.  Você não precisa de instalações de escritório incríveis, o modelo mais recente em cadeiras de escritório e obras de arte caras nas paredes. Uma salinha com endereço privilegiado pode ser o suficiente se você conseguir habilmente orientar os clientes para a cafeteria charmosa do bairro quando precisar se reunir de quando em quando. Muitas empresas falham logo no começo por adquirir aparelhos caros e não focar o capital no negócio propriamente dito.

 sign DECIDIR COMO ACEITAR OS PAGAMENTOS

Esteja preparado para receber de seus clientes de diversas formas, e decida logo se vai aceitar cartões de crédito, se terá máquina de cartão, se aceitará vales ou outros benefícios. Normalmente um conta em um portal de pagamentos on line pode resolver muitas das suas necessidades.

 

COBRINDO O LADO LEGAL

people (3)CONSIDERE CONTRATAR UM ADVOGADO OU CONSULTOR JURÍDICO

Nada pior do que ter que deixar de prestar atenção no seu negócio para se inteirar e corresponder a toda burocracia que envolve fazer negócios no Brasil. Considere ter uma auxílio jurídico para tratar e ler  contratos, leis e regulamentações e lembre-se que essa pessoa tem que ter afinidade com você e conhecer seu negócio. Além de ser um profissional de confiança.

 

tool (3)TENHA UM CONTADOR

Você vai querer alguém que pode habilmente lidar com suas finanças, mas mesmo se você acha que pode lidar com seus próprios livros, você ainda vai precisar de alguém que entenda o lado fiscal da gestão de uma empresa. Impostos para empresas pode ser complicado, então você precisa (no mínimo) um conselheiro fiscal. Mais uma vez, não importa o quanto de suas finanças ele terá acesso, este profissional deve ser alguém de confiança.

 

tool (4)ABRA UMA EMPRESA

Você terá que decidir se será um MEI, uma Sociedade Limitada ou uma Empresa EPP. Seu contador poderá ajudar nisso, mas lembre-se que esta decisão é necessária quando for pensar em pedir um financiamento, chamar mais um sócio, obter capital de giro ou garantir investimentos para crescer no futuro.

 

 

MARKETING. VENDA O SEU NEGÓCIO

computer OBTER UM SITE

Se você vai ter uma presença On Line, ou se vai agregar uma loja virtual a engrenagem de vendas de seu negócio você deve construir ou contratar uma empresa como a #Upgrade para fazer isso para você. É sua loja e a imagem da sua empresa, então pense em tudo que você pode fazer para atrair pessoas e mantê-las pelo maior tempo possível, e faça.

  • Alternativamente, se o seu negócio é mais orientado para a experiência “pessoal”,  o marketing tradicional pode ser tão importante quanto o digital. Por exemplo, se você está começando uma empresa de paisagismo, se concentrar em obter referências de quem fez o serviço com você é tão importante como iniciar um site, para isso existem as alternativas de Marketing que a Arte na Gráfica pode te ajudar, como cartões de visita, folhetos, banners, etc…
  • Ao fazer um site, tenha em mente que a simplicidade e clareza são fundamentais. Um projeto simples que indique claramente o que você faz, como você faz, e o que você agrega de valor é mais eficaz. Ao fazer o seu site, lembre-se de enfatizar por que seu negócio é a melhor solução para um problema do cliente. Consulte conosco como fazer um site que vende bem o seu serviço.

 

people (4) CONTRATAR DESIGNERS PROFISSIONAIS

Se você decidir fazer contratar uma empresa para fazer seu site, certifique-se que sejam profissionais. Designers podem custar mais inicialmente, mas um site bem apresentado e confiável é essencial. Ele precisa parecer profissional e trabalhar com facilidade para o usuário. Se você estiver incluindo transações de dinheiro, investir em criptografia de segurança e verificar que suas empresas de transferência de dinheiro são sólida e confiáveis é importante. Aqui na #Upgrade você conta com Designers profissionais para o seu projeto de site.

 

symbol (2) DESCOBRIR O SEU PUBLICITÁRIO INTERIOR

Você pode realmente acredita em seu produto ou serviço, mas para que ela seja bem sucedido, todas as pessoas devem acreditar nisso também. Se você é inexperiente  para publicidade e marketing ou você não gosta de fazer o discurso de vendas, agora é a hora de superar esses sentimentos e fazer surgir sua persona publicitário. Você precisa desenvolver um excelente discurso para convencer as pessoas que precisam de seu produto ou serviço, que reflete o valor, finalidade e potencial do que a sua empresa está oferecendo. Anote esse campo em muitos aspectos, até encontrar um que você se sentir satisfeito diz tudo e é algo que você pode dizer prontamente. Em seguida, praticá-lo como um louco!

 

social GASTE TEMPO DESENVOLVENDO UMA EXCELENTE PRESENÇA EM MÍDIAS SOCIAIS

Isso pode ser feito bem antes de o seu negócio estar pronto, aumentando a expectativa de seus futuros clientes. Use Facebook, Google+ e Instagram, e quaisquer outros meios de comunicação social que você participa para construir excitação e espalhar a palavra. Você quer construir um buzz para que as pessoas comecem  a seguir o seu progresso. (Certifique-se de escolher contas de negócios para o seu negócio e manter suas contas pessoais separadas. As mensagens que você envia devem ser adaptadas de forma diferente, dependendo de qual conta você está enviando e para qual o público que está falando). A #Upgrade pode fazer o gerenciamento e conteúdo das suas mídias sociais.

 

transport IMPLEMENTE SEUS PLANOS DE MARKETING E DISTRIBUIÇÃO

Com o produto pronto ou os serviços desenvolvidos, e uma expectativa razoável sobre quando estará ou se já está pronto para vender, inicie o Marketing e a comercialização.

  • Se você vai ser anunciar em revistas, eles vão precisar de textos, releases ou imagens, com pelo menos, dois meses antes da publicação.
  • Se você vai estar vendendo em lojas, obtenha pré-encomendas , e espaço na prateleira de seus clientes para quando os seus produtos chegarem. Se você vai vender on-line, faça um site de e-commerce pronto para vender.
  • Se você está oferecendo um serviço, anuncie no comércio adequado, e revistas profissionais, jornais e on-line, através de propagandas direcionadas pelo Google Adwords, Facebook Ads e outras. Fale conosco para conhecer nossas estratégias de divulgação.

 

LANCE O SEU NEGÓCIO

building ASSEGURE O ESPAÇO

Quer se trate de um escritório, ou um armazém, se você precisar de mais espaço do que sua garagem ou seu quarto de hóspedes, agora é a hora para conseguir isso.

  • Se você geralmente não precisa de um escritório além de sua casa, mas ocasionalmente pode precisar de espaço para reuniões, muitas vezes há lugares que podem atender a estas necessidades. Uma rápida pesquisa no Google sobre “aluguel de salas para reuniões empresariais [sua cidade / estado]” vai entregar uma abundância de opções de aluguel em sua área.
  •  Certifique-se de entrar em contato com as autoridades locais sobre as leis de zoneamento. Alguns tipos de empresas de pequeno porte não podem funcionar em zonas residenciais, e é importante garantir que o seu negócio está operando dentro da sua zona adequada.

sign (1) LANCE O SEU PRODUTO OU SERVIÇO

Quando o estiver tudo produzido, embalado, etiquetado, on-line e pronto para vender, ou quando os seus serviços estão totalmente trabalhados e pronto para seguir em frente, realize um evento especial para lançar o seu negócio. Enviar um comunicado à imprensa, anuncie ao mundo. Tweet, Facebook, deixe a palavra ressoar por todos os cantos de seu mercado: você tem um novo negócio!

Faça uma festa e convide pessoas que podem fazer o boca a boca para você. Ela não precisa ser cara – comprar a comida e bebida no supermercado e pedir ajuda da família e amigos para ajudar com a preparação já vale (e você pode dar-lhes um produto ou serviço em troca da colaboração).

 

people (5)DICAS

  •  Sempre fornecer valor e serviço para aqueles que podem ser seus clientes, mesmo que eles não sejam atualmente. Quando eles precisam de seu produto, você quer que eles pensem em você em primeiro lugar.
  • Com o advento da internet, as empresas online são provavelmente a maneira mais fácil para começar e muito menos caro em termos de custo de start-up que uma loja de rua ou shopping, em comparação.
  • Mantenha-se informado, e seja adaptável a mudanças. Encontrar amigos, mentores, organizações ligados às empresas locais, fóruns na Internet e wikis para discutir os detalhes da execução de um pequeno negócio. É muito mais fácil para que todos possam realizar seus negócios principais bem e prosperar quando eles não perdem tempo e energia “reinventando a roda”.
  • Você pode experimentar ter o seu negócio no mercadolivre também.
  • A maioria das empresas de vendas diretas têm baixo capital de inicio em comparação com uma tradicional loja física.  Mas, você também pode quebrar muito rapidamente em comparação com o negócio tradicional.
  • É prefeitamente legítimo começar pequeno, com um ou dois produtos e, em seguida, adicionar mais e mais grandes ideias que você terá!
  • Não tenha medo de experimentar com os preços. Você deve determinar o preço mínimo para o seu produto ou serviço para não quebrar, mas experimentar variações entre preço baixo e preços de maior valor.
  • Sempre acredite em si mesmo, mesmo quando os números estiverem fracos no início.

 

mark (1)AVISOS

  • Cuidado com pessoas que pedem que você entregue o produto ou serviço antes de lhe dar o dinheiro ou combinar o pagamento corretamente. Uma empresa ou cliente deve estar disposta a pagar para que você trabalhe para ele. Principalmente com quem presta serviços. Uma boa ideia é combinar 50% de sinal e o restante ao término dos serviço, assim todas as partes estão comprometidas igualmente pela entrega do serviço esperado.
  • Cuidado com propostas de negócios milagrosas que parecem oferecer “algo por nada.” Elas provavelmente envolvem que você faça um investimento inicial em troca de ganhos futuros exorbitantes. Existem inúmeras variações, um pouco mais educadas do que outras. Exemplos incluem esquemas de pirâmide e investimentos de baixo risco a alto lucro. São golpes. Normalmente seus esforços e recursos serão desperdiçados.

 

Deixe aqui seus comentário e acompanhe nosso Blog. A #Upgrade pode ser um bom parceiro em sua trajetória.

 

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